Os ‘sons’ transformados na experiência SIC2016

Nos dias 21 a 23 de outubro Gustavo, Roger, Caio e Josias e eu embarcamos de Porto Alegre para Belo Horizonte por três dias incríveis de contato com a turma mais “cafeinada” do Brasil.

20160923_202928

A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento acontece na capital do maior Estado produtor de café do Brasil – Belo Horizonte – e apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Atualmente o evento é uma das principais ações de promoção do café de Minas Gerais e do Brasil, com o foco de desenvolver o mercado brasileiro e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para o mercado interno, para os países compradores, além de potencializar ao máximo o resultado econômico e social desse setor.

Durante a feira tive o privilégio de palestrar sobre “DNA Café 2016: Business Experience – Proprietários de Cafeterias e Microtorrefações.” Foi muito legal compartilhar a história e visão da William & Sons Coffee Co. no mesmo palco ao lado da minha primeira professora de torra, Isabela Raposeiras (The Coffee Lab, São Paulo) e outros empreendedores que contaram suas experiências no mercado de cafés especiais.

photo-from-jonathan-hutchins

A diretora do evento, Mariana Proença (Café Editora), nos convidou também para deixar um desafio para os outros empreendedores na feira. Eu falei um poquinho da visão da W&S sobre como criamos valor no mercado, com experiências e transformações.

Criar uma empresa transformacional não é tão fácil assim. O filósofo Siro diz: “Poderosos rios podem ser facilmente dominados na sua nascente”.

O segredo é descobrir algo que na sua origem é verdadeiro, justo, digno de honra e glória, algo que é louvável, algo bom demais, algo de qualidade mesmo. Coisas assim nos tocam e cria uma transformação em nós e em nossos clientes. Para nós na W&S é o produtor de café especial. É porque pregamos a mensagem que diz: “O produto não é maior que o produtor”

Para quaisquer negócios, o processo se dá dessa forma:  Descobrir > Origem > Extrair > Commodities > Fazer > Produtos > Entregar > Serviços > Montar > Experiências > Guiar >Transformações

14370217_1106431939393183_8327899866867272119_n

Para entender melhor, a origem é a verdade que você descobre, que é gloriosa. Os commodities são apenas as matérias-primas dos produtos que são feitos. Os produtos são apenas as matérias físicas dos serviços que são entregues. Os serviços são apenas as operações intangíveis para as experiências que são montadas. As experiências são apenas eventos memoráveis para as transformações que são guiadas. E chegando ao fim, as transformações são somente estados momentâneos da origem que eles glorificam.

No evento, também fui convidado para falar em um painel sobre a técnica de torra com Eystein Veflingstad (Terceira Onda Consultoria em Café ) e Felipe Croce (Isso é Café e FAF). Como fruto desse encontro, fui convocado pela empresa Atilla a participar de uma turma de discussão, formação e capacitação, nos moldes da “Roasters Guild” para promover o ensino e cultura de torrefadores de cafés especiais no brasil. Vamos ter nossa primeira reunião de “brainstorming” em novembro deste ano.

14446173_1321563644520638_5398884202875150707_n

Cada um da nossa equipe aproveitou o evento ao máximo: Caio competiu na sua primeira Copa Barista e fez uma incrível apresentação com os cafés do nosso produtor Clayton.

_kyo3094

Antes do evento a W&S enviou Caio para visitar e experimentar fazendas em Minas Gerais e Espirito Santo como ‘Coffee Hunter’. Foi muito bom para ele conhecer pela primeira vez a fazenda do Clayton em Alto do Caparaó/MG. Ele fotografou a fazenda e fez alguns vídeos e entrevistas legais que você pode conferir em nossa página do Facebook. Ele voltou com bastante “origem” na veia. Realmente visitar a origem é algo necessário e transformador para o profissional da área do café especial. Caio conseguiu várias amostras de novos produtores que vamos torrar e provar. Provavelmente vamos comprar alguns desses cafés para servir na cafeteria.

_kyo2935

O Gustavo, o meu novo sócio-proprietário e advogado da empresa, fez alguns cursos da  SCAA (Specialty Coffee Association of America) no evento sobre os métodos de preparo de expresso e leite. O instrutor foi Gabe Smentek diretor da Onyx Coffee Lab no Arkansas, EUA.  Esse curso te prepara também para estar de acordo com as regras de SCAA para campeonatos baristas.  Nós somos membros associados de SCAA que agora juntou com SCAE da Europa.

photo-from-jonathan-hutchins-1

O Roger conseguiu ajudar Caio nas preparações para a Copa Barista, aprendendo mais sobre a competição. No ano que vem ele vai participar do campeonato também e vai se preparando até lá. O Roger foi convidado pelo diretor comercial da Atilla (fábrica de torradores), Mateus Emerick, no estande deles, para torrar cafés para alguns produtores que levaram suas amostras para o evento. O Roger e o Josias também conversaram com muitos produtores e provaram muito café. O Josias voltou bastante animado sobre o seu trabalho como administrador e barista.

20160922_163154

Toda a equipe voltou renovada e mais capacitada ainda para servir nossos cafés. Mal podemos esperar para o ano que vem. A SIC sempre é um investimento que vale à pena para qualquer profissional do mercado de café especial. Já colocamos em nossa agenda e orçamento para o ano que vem.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s